Faixas olímpicas exclusivas para tráfego liberadas em Paris

GamingBrazil – Cerca de 200 quilômetros de pistas em Paris e arredores serão bloqueadas para o tráfego regular a partir de segunda-feira. Com o objetivo de facilitar o deslocamento de atletas. Equipes de emergência e outros condutores para os Jogos Olímpicos de 2024, que começam em 11 dias.

As faixas olímpicas “Paris 2024” se estendem por 185 km e estão localizadas ao longo de quatro rodovias principais que levam a Paris, o anel viário da cidade e algumas vias específicas dentro dela.

Elas estarão em vigor até 15 de setembro.

Somente poderão utilizar essas faixas motoristas que tenham recebido autorização prévia. Isso inclui táxis licenciados, delegações oficiais, serviços de emergência, transporte público e transporte para pessoas com mobilidade reduzida.

Conforme a cidade declarou ao se candidatar aos Jogos, o objetivo é permitir que os competidores cheguem a qualquer local de competição. Dispersos por Paris e arredores, em menos de trinta minutos após saírem da Vila Olímpica, no subúrbio norte de Saint-Denis.

Motoristas do Uber ficam de fora

Caso um motorista seja flagrado utilizando as faixas sem autorização, será multado em € 135.

Motoristas reclamaram que teriam prejuízos com a entrada em vigor das faixas. Já que empresas de compartilhamento de veículos como Uber e Bolt não estão autorizadas a utilizá-las.

O motorista de Uber Abdallah disse à Franceinfo: “Quando os clientes virem no aplicativo que eu não chegarei em 20 ou 30 minutos, eles vão cancelar.”

Normalmente, motoristas de aplicativo utilizam as faixas exclusivas para ônibus e táxis nas rodovias comuns. Porém, devido às restrições olímpicas fiscalizadas por câmeras e policiais. Esses motoristas terão que se juntar ao tráfego regular, diferentemente dos táxis legalizados licenciados pela prefeitura de Paris.

“É um absurdo, realizamos o mesmo serviço”, reclamou Abdallah.

Após os Jogos, a maioria das faixas olímpicas será liberada novamente para o tráfego. Mas Paris pretende reservar uma parte delas permanentemente para caronas e transporte público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *