GamingBrazil – O brasileiro Lula diz a Maduro para respeite o resultado das eleições. Dizendo que está “assustado” com as previsões de uma carnificina.
Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Brasil, afirmou na segunda-feira que Nicolás Maduro. O presidente da Venezuela, deveria aceitar o resultado das eleições de domingo. Maduro aludiu a uma potencial carnificina pós-eleitoral, o que o alarmou.
Como observador da votação, o experiente líder enviará um diplomata sênior à vizinha Venezuela.
Na mansão presidencial em Brasília, Lula disse aos repórteres: “Maduro sabe que a única chance da Venezuela voltar à normalidade é ter um processo eleitoral que seja respeitado por todos”. “Ele precisa estar atento ao processo democrático.”
Desde 2013, Maduro está no comando da Venezuela, após o falecimento do seu mentor e antecessor, Hugo Chávez. O homem de 61 anos triunfou em eleições que os seus adversários consideraram injustas e pouco livres. Devido à proibição de grupos e candidatos proeminentes da oposição, a sua reeleição em 2018 foi amplamente considerada uma fraude.
Edmundo González, diplomata aposentado escolhido pela coalizão de oposição para ocupar o lugar da feroz líder María Corina Machado nas urnas, será seu principal adversário.
Lula afirmou: “Maduro precisa respeite o processo democrático se quiser contribuir para o retorno do crescimento à Venezuela, para que as pessoas que deixaram a Venezuela voltem e para estabelecer um estado de crescimento econômico”.
Lula anunciou que enviaria Celso Amorim, ex-chanceler, para observar as eleições de domingo. Durante muitos anos, Lula se absteve de criticar publicamente o chefe da Venezuela. Haverá observadores brasileiros adicionais presentes.
Lula do Brasil pede a Maduro da Venezuela que respeite os resultados da votação
“Depois de ouvir Maduro ameaçar um massacre caso perdesse, fiquei apavorado. Lula comentou: “Quando você perde, você vai para casa e se prepara para concorrer em outra eleição”.
Maduro e seus apoiadores têm falado mais sobre violência após as eleições nas últimas semanas. Dizem que a oposição irá organizar protestos violentos e rejeitar os resultados, que o partido no poder afirma que provarão que é o vencedor.
“Nosso triunfo determina o futuro da Venezuela”, declarou Maduro em um comício neste mês. “Precisamos garantir a maior vitória eleitoral da história se quisermos evitar uma carnificina ou uma guerra civil fratricida iniciada pelos fascistas”.
Além disso, Lula disse que tentou comunicar-se com Daniel Ortega, o presidente da Nicarágua, em nome do Papa Francisco, sobre a decisão do líder marxista de expulsar mais de uma dúzia de pastores católicos romanos do país da América Central. Mas segundo o presidente do Brasil, Ortega não atendeu o telefone.
“A Nicarágua se tornou um problema para a Nicarágua”, afirmou Lula. Que também afirmou estar disposto a conversar com outros líderes mundiais, como o presidente Javier Milei da Argentina.
“No entanto, ele deve primeiro pedir desculpas”, continuou o presidente brasileiro. Desde que assumiu o poder, Milei tem castigado Lula e evitado conversas com ele respeite.
O presidente brasileiro de 78 anos, que está no cargo para um terceiro mandato. Também expressou sua admiração pelo presidente dos EUA, Joe Biden. Por sua escolha de se retirar da consideração como candidato democrata para as eleições deste ano. Ele prometeu colaborar com o vencedor.
One thought on “Lula pede a Maduro que respeite resultados e se diz ‘assustado’ com rumores de violênciad”