GamingBrazil – Cerca de 2.000 policiais foram mobilizados na segunda-feira (15) para dez favelas do Rio de Janeiro com o objetivo de conter o conflito entre traficantes e milícias, disseram as autoridades.
Caveirões e policiais armados com fuzis se espalharam desde o amanhecer por comunidades densamente povoadas como a Cidade de Deus. famosa pelo filme Cidade de Deus de 2002, removendo barricadas de concreto construídas por criminosos para controlar o tráfico.
“Não há lugar em que a força pública não possa entrar. Estamos trabalhando para restabelecer a ordem”, disse o governador do estado do Rio, Claudio Castro, em entrevista coletiva.
Posteriormente, ele informou que vinte pessoas haviam sido presas no início da operação, sem registro de confrontos. No entanto, ele disse que houve reclamações de “possíveis vazamentos” antes da operação.
A segurança será uma questão chave em outubro, quando o Brasil realiza eleições municipais para prefeitos e vereadores em cerca de 6.000 municípios do país, incluindo o Rio.
Residents look on as Military Police (out of frame) destroy a roadblock
Incursões policiais são comuns nas favelas, comunidades vibrantes assoladas por altos níveis de insegurança devido à presença de traficantes e milícias paramilitares. No início de julho, seis pessoas morreram a tiros durante uma operação na Ciudad de Dios.
Especialistas em segurança criticam as operações policiais. Que muitas vezes terminam em tiroteios e têm um impacto desproporcional na população local. Ao mesmo tempo em que mal afetam as gangues.
A operação de duração indeterminada lançada na segunda-feira visa “acabar com a guerra entre o tráfico de drogas e as milícias nesta área da zona oeste do Rio”, disse o governador.
Ele afirmou que o Comando Vermelho, o cartel de tráfico de drogas mais poderoso da região do Rio. Estava tentando “recuperar territórios das milícias” na área.
As milícias se formaram pela primeira vez há cerca de quatro décadas. Quando ex-policiais e militares se uniram para oferecer proteção contra cartéis de drogas violentos.
Elas então se transformaram em poderosas organizações criminosas que controlam grandes áreas da cidade. Extorquindo dinheiro de moradores e se aventurando no tráfico de drogas e armas.
Cerca de 18% do Rio de Janeiro e sua região metropolitana estão sob o controle de grupos armados. De acordo com um relatório de 2023 do Instituto Fogo Cruzado e da Universidade Federal Fluminense.
O Comando Vermelho controla mais da metade desse território, e as milícias cerca de 39%.
One thought on “Polícia do Rio inicia nova operação em favelas”