Tubarões da costa brasileira testam positivo para cocaína

GamingBrazil – Cientistas relatam que cocaína foi detectada em amostras de tubarão na costa do Brasil. Treze tubarões-de-pontas-negras brasileiros coletados nas costas próximas ao Rio de Janeiro foram examinados por pesquisadores marinhos. Que descobriram que os músculos e fígados dos tubarões continham quantidades substanciais de cocaína.

As concentrações foram até 100 vezes maiores do que as documentadas anteriormente para outros animais aquáticos.

Este estudo, conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz, é o primeiro a identificar cocaína no tecido de tubarão.

Os especialistas supõem que a cocaína entra nas águas por meio dos resíduos dos usuários de drogas ou por meio de laboratórios ilegais onde a substância é produzida.

Embora seja menos comum, pacotes de cocaína que os traficantes perdem ou despejam no mar também podem servir de fonte, segundo acadêmicos.

Os resultados são “muito importantes e potencialmente preocupantes”, segundo Sara Novais. Ecotoxicóloga marinha do Centro de Ciências Marinhas e Ambientais da Universidade Politécnica de Leiria.

Embora nenhuma das participantes do estudo estivesse grávida. Os pesquisadores não têm certeza dos efeitos da exposição à cocaína nos fetos. São necessárias mais investigações para descobrir se a cocaína está alterando o comportamento dos tubarões.

No entanto, estudos anteriores demonstraram que os medicamentos provavelmente afetam os animais de maneira semelhante à forma como afetam as pessoas.

Benzoylecgonina, uma substância produzida pelo fígado após o consumo de cocaína. Foi descoberta em amostras de água do mar coletadas no ano passado na costa sul da Inglaterra.

2 thoughts on “Tubarões da costa brasileira testam positivo para cocaína

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *